O arrojado plano pedagógico implantado na rede municipal de Monteiro desde o ano passado, aliado à melhor estruturação das unidades escolares e investimentos em capacitação continua rendendo bons frutos, com expressivos resultados no rendimento do alunado.
As estudantes Mirelly Araújo Sousa e Irislene dos Santos Cândido, ambas com 13 anos de idade e fazendo o 8º ano na Escola Municipal Bento Tenório de Sousa, da comunidade rural de Santa Catarina, foram selecionadas e estarão participando da seletiva paraibana do programa ´Soletrando´ da Rede Globo de Televisão. As gravações para o quadro do programa Caldeirão do Huck acontecerão nesta quarta-feira, 27, na TV Cabo Branco, na capital.
As estudantes participarão das gravações acompanhadas de professores e colegas da escola e a caravana monteirense está sendo coordenada pela professora Suênia Mércia.
Selo Unicef
A realização do 1º Fórum Comunitário em Monteiro está destacada no site oficial do SELO UNICEF. Em matéria assinada por Joelma Oliveira/Casa Pequeno Davi/ Especial para o Selo UNICEF, com o tema ´Plano com ações viáveis em prazo estabelecido`a reportagem tem o seguinte conteúdo:
“Monteiro mobilizou 400 pessoas - crianças e adolescentes de todas as escolas das redes municipal, estadual e particular, bem como, representantes do grupo Encontro de Jovens com Cristo (EJC), grêmios, estudantis, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e comunidade na realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado no dia 24 de setembro.
De acordo com o articulador Valdemir Monteiro as famílias foram representadas, na sua maioria, pelos professores e demais representantes da sociedade civil organizada, que também são pais e mães.
Sobre a construção do Plano Municipal, as principais recomendações foram em relação à educação e à saúde. Para a área da educação, o Plano tem como propostas a elaboração de projetos voltados para uma maior participação da família na escola; a implantação de laboratórios de ciências nas escolas; o incentivo à prática esportiva; a garantia de maior investimento para o esporte e a cultura na escola; a adequação do perfil do educador à sala de aula; a garantia de melhores condições de trabalho para a supervisão escolar; e a conscientização da importância da nutrição através da educação.
Em sintonia foram trabalhadas sugestões nas áreas de saúde e o meio ambiente: melhoria das condições de trabalho dos agentes de saúde, implantação do sistema de coleta seletiva no município; e capacitação para os catadores de lixo atuarem em regime de cooperativa.
“Considerando a elaboração de metas viáveis, esperamos concretizar o plano em sua plenitude, dentro do prazo estabelecido, tendo em vista a boa participação da sociedade civil organizada”, afirmou Valdemir, em relação às expectativas de efetivação do Plano.
O município de Monteiro tem dado prioridade às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, a exemplo das oficinas promovidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em todas as escolas das zonas urbana e rural com o objetivo de levar informações e promover a discussão sobre temas como cidadania, não violência, direitos humanos, virtudes, ética, entre outros”.
Avaliação positiva
Durante reunião com a secretária Ana Lima e equipe coordenadora do projeto Selo Unicef, na tarde desta terça-feira, a prefeita Edna Henrique comentou: “Esses resultados nos estimulam a investir muito mais na educação e mostram que estamos no caminho certo”.
Fonte: Midia10
Nenhum comentário:
Postar um comentário